Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Peso x Massa

          E o que é peso? Podemos utilizar a palavra peso como sinônimo de massa?
          O nosso peso é a força com que a Terra nos atrai para a sua superfície. De um modo mais formal, podemos dizer que peso é uma força que aparece nos corpos devido a uma atração gravitacional entre massas. Por isso, aqui na Terra, o peso de um corpo indica a força gravitacional que o planeta exerce sobre a massa desse corpo.
          Concluímos então, de imediato que massa e peso são conceitos totalmente distintos. Todo corpo tem massa, mesmo que seja considerado isolado no Universo, mas só terá peso se estiver próximo a algum outro corpo sofrendo sua atração. Matéria isolada não tem peso.
          Por isso é que podemos perguntar apenas " Qual é a massa da lua?". Mas se quisermos saber qual é o peso da Lua, teremos de especificar: em relação à Terra? Em relação ao Sol? Em relação aos dois em conjunto?
          Outro exemplo: a massa de um astronauta é a mesma independentemente de ele estar na Lua ou na Terra, mas seu peso na Lua é apenas 1/6 do peso que ele apresenta na Terra. Isso acontece porque a massa da Lua é cerca de 81 vezes menor do que a massa da Terra. Assim, se um astronauta salta, na Terra, cerca de 60 cm para cima, usando a força dos músculos de suas pernas, na Lua ele saltará aproximadamente seis vezes mais alto, ou seja 360 cm (3,6 m).

Martha Reis. Coleção Química - Meio Ambiente, Cidadania e Tecnologia - Volume 1

Nenhum comentário :

Postar um comentário