Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Alguns dos erros mais cometidos

1-  "Fazem 10 anos que vemos tantas mudanças".
O verbo fazer no sentido temporal de tempo decorrido, fenômeno atmosférico é impessoal, ou seja, fica no singular. Faz 10 anos.

2- "Houveram muitas passeatas nesta semana em prol da igualdade racial."
O verbo haver acompanha o mesmo raciocínio do verbo "fazer" citado acima. No sentido de existir ou na ideia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal. Houve muitas pessoas.

3- Para "mim" escolher, preciso de um tempo.
Na dúvida verifique quem é o sujeito do verbo. No caso, o verbo escolher não tem sujeito, pois "mim" não pode ser. O certo é o pronome eu, para eu escolher. A expressão "para mim" só funciona quando é objeto direto. Traga essa folha para mim.

4- "Então, pegou ele pela gola."
Quando for necessário que um pronome seja objeto direto (pegou algo: ele), nunca coloque pronome pessoal, opte pelo caso oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes). Pegou-o, avisou-o, levou-nos, leva-nos.

5- "Esse ano vamos fazer diferente."
Se é o ano vigente, então use o pronome este, uma vez que indica proximidade: Esta sala de aula, esta semana está sendo ótima, este dia está sendo abençoado, esta noite veremos estrelas.

6- "Aonde você estava?"
Aonde indica ideia de movimento "onde" refere-se somente a lugar. Portanto: Onde você estava? E aonde nós vamos agora?

7- "A situação vinha de encontro ao que ele desejava."
Se é uma situação que a pessoa desejava, será: ao encontro de, expressão que designa favorecimento, estar de acordo. Já a locução "de encontro" tem sentido de oposição de choque. Ele foi de encontro ao poste.


Nenhum comentário :

Postar um comentário