Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Política como instrumento de dominação

          Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) compreendiam a sociedade humana primitiva como sendo sem classes sociais e destituída de organização estatal. Marx não escreveu nenhuma obra específica de análise política do Estado, mas suas ideias a respeito desse tema se encontram dispersas em vários de seus trabalhos. Engels, por sua vez, dedicou A origem da família, da propriedade privada e do Estado (1884) ao desenvolvimento do assunto.
          Para Marx, o Estado é o reflexo das contradições existentes na sociedade civil. Segundo ele, o Estado não busca superar tais contradições, mas perpetuá-las, devido a ser um aliado das classes economicamente dominantes. O objetivo da existência do Estado é a manutenção da propriedade privada. Por isso, considerava uma ilusão a ideia de que o Estado visava o bem comum das pessoas. O bom governo, portanto, seria caracterizado pela manutenção das instituições que garantem a proteção da propriedade capitalista.
          Marx e Engels apregoavam o fim do Estado após um período de transição do capitalismo para o socialismo, que, por sua vez, evoluiria para o comunismo. Defendiam a criação de um partido proletário, que lutaria pelo fim do Estado burguês e pela criação de um novo Estado que poria fim às diferenças de classes sociais.
          Marx e Engels fizeram uma crítica inovadora, pois afirmavam que a política do Estado moderno é desenvolvida com o objetivo de manter as desigualdades sociais, em detrimento de uma grande maioria que gera a riqueza da sociedade em geral.

Um comentário :

  1. Muito bom o seu texto.
    Maravilha,,,pura realidade.

    Agora temos uma empresa pra trabalhar com tranquilidade por muitos anos.
    São 7 as Formas de Ganhos:
    100% de lucro no Cartão Unos Vantagens - Cartão de Descontos
    Ganhos diários de 50% nas vitrines adquiridas e vendidas.
    Bônus de indicação até o décimo nível
    E muito mais.
    VEJA QUE MARAVILHA DE NEGÓCIO:
    http://www.oportunidadeatodos.com.br/mkt/unos/2/index.php/?aff=VOLARE

    ResponderExcluir