Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Marxismo

Os pensadores alemães  Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) desenvolveram posteriormente a corrente socialista conhecida como marxismo. Entre suas principais obras, estão: Contribuição à crítica da economia política (1859), Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867), essa última escrita apenas por Marx. Do marxismo, destacamos alguns conceitos que influenciaram muitos estudos das sociedades nos séculos XIX e XX:

Dialética - a natureza e a sociedade passam por um processo permanente de transformações. Esse processo é dialético, isto é, move-se pela luta de forças contrárias (o positivo e o negativo, a vida e a morte, o explorado e o explorador, o amor e o ódio etc.). Esse confronto promove mudanças quantitativas e qualitativas na realidade.

Modo de produção - toda sociedade possui uma base material (estrutura) representada pelas forças de produção econômica (os instrumentos e as experiências das pessoas no manejo desses instrumentos) e pelas relações sociais de produção (de dominação, de solidariedade etc.). Esse modo de produção condiciona de maneira geral, a vida social, política e intelectual. Assim, para Marx, não é a consciência dos homens que determina sua existência, mas, ao contrário, é a existência que determina a sua consciência.

Luta de classes - em termos sociais, "o motor da história humana" é a luta de classes, que só termina coma construção da sociedade comunista perfeita. Nela desapareceriam a exploração de classes e as injustiças sociais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário