Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Exercícios - Era Napoleônica e Congresso de Viena

1- O que se denomina Era Napoleônica?
Foi o período em que Napoleão governou por aproximadamente 15 anos e comandou o processo que resultou na conquista de boa parte da Europa pelas forças francesas.

2- Por que se diz que a gestão de Napoleão durante o Consulado foi centralista, até mesmo ditatorial?
Porque era um governo centralizado e controlado por militares, onde quem efetivamente governava era Napoleão.

3- É correto dizer que o período do Consulado caracterizou-se pela reorganização e recuperação do Estado francês? Justifique com exemplos.
Sim, foi criado o Banco da França, o ensino foi reorganizado, foi elaborado e adotado o código civil e foi assinada a concordata.

4- Qual a relação entre o Bloqueio Continental e a vinda da família real portuguesa para o Brasil?
O governo português não aderiu ao Bloqueio Continental, o país foi, então, invadido por tropas francesas, a invasão obrigou o príncipe-regente D.joão e sua família a fugirem às pressas para o Brasil.

5- Como Napoleão tornou-se imperador?
Foi realizado um plebiscito, no qual quase 60% dos votantes confirmaram o restabelecimento do regime monárquico e a indicação de Napoleão para ocupar o trono francês com o título de imperador.

6- Explique o que foi o Bloqueio Continental e quais os objetivos de Napoleão ao decretá-lo.
Todos os países do continente europeu teriam de fechar seus portos ao comércio inglês. O objetivo dessa medida era prejudicar a economia inglesa, provocando uma crise em sua indústria.

7- O que foi o Congresso de Viena e quais países dele participaram?
Com as derrotas militares de Napoleão, os dirigentes dos países vencedores organizaram o Congresso de Viena, cujo objetivo era restabelecer a antiga divisão política do continente europeu. Os países participantes foram: Áustria, Inglaterra, Rússia, Prússia e a própria França.

8- Qual foi o principal ponto negativo do chamado Bloqueio Continental?
O Bloqueio Continental à Inglaterra não surtiu o efeito desejado, os países sob a influência da França dependiam dos produtos industrializados vindos do exterior, e a indústria francesa não tinha condições de atender a toda essa demanda.

Um comentário :

  1. ameiiiii, consegui aprender muito.. ta de parabeens!

    ResponderExcluir