Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Domínio Francês na Europa

As sociedades europeias viveram um período de grande intranquilidade durante o processo revolucionário francês. Na França, a burguesia não tinha paz, devido às constantes ameaças contrarrevolucionárias de monarquistas e às agitações revolucionárias mais radicais comandadas pelos jacobinos. Nos outros países, as monarquias tradicionais - temendo o avanço dos ideais revolucionários em seus territórios - , chegaram mesmo a atacar a França com seus exércitos.
A situação pareceu apaziguar-se - ao menos do lado francês - com o golpe de Estado de 18 Brumário, que marcou o final do processo revolucionário na França.
Nesse processo, emergiu a figura de Napoleão Bonaparte, que em pouco tempo se tornou personagem relevante na vida política francesa e mundial. Com sua habilidade de estrategista, seu espírito de liderança e seu talento para empolgar os soldados com promessas de glória e riquezas após cada vitória, Napoleão governou a França por aproximadamente 15 anos e comandou o processo que resultou na conquista de boa parte da Europa pelas forças francesas.
Foi a denominada Era Napoleônica, que pode ser dividida em três etapas:
Consulado (1799-1804)
Império (1804-1814)
Governo dos Cem Dias (1815)

Nenhum comentário :

Postar um comentário