Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A influência do voto

A democracia é uma das maiores conquistas da sociedade moderna. Como cidadãos da República Federativa do Brasil, temos que lutar para mantê-la e aperfeiçoá-la. Em nosso país, essa instituição social tem sofrido altos e baixos. Nossa cidadania ainda está em construção. Muitos pensam que ela se reduz ao voto, ao pagamento de impostos ou à participação em atos cívicos. Os direitos que constituem a cidadania não nos são dados gratuitamente, mas conquistados dia a dia, por meio de nossa participação e atuação social. Dependem também de nossa capacidade de organização e mobilização para exigir melhores condições de vida.
Daí a importância de saber escolher e votar nas eleições, seja para Executivo (presidente, governador e prefeito) ou para o Legislativo (Congresso Nacional, Assembleias Estaduais e Câmaras de Vereadores).
Um dos temas políticos mais discutidos após o retorno da normalidade democrática no Brasil, em 1985, é o desenvolvimento da cidadania para todas as pessoas do país. Basicamente, cidadania significa o conjunto de direitos e deveres de uma pessoa em relação ao país onde vive. "A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social."

Nenhum comentário :

Postar um comentário