Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Revolução Francesa - Resumo

Denomina-se Revolução Francesa o movimento político que se desenvolveu entre 1789 e 1799 na França e provocou grandes transformações políticas e sociais nesse país. Contou com a participação de vários grupos sociais, desde burgueses até populações pobres das cidades, pequenos produtores, comerciantes e camponeses explorados pela servidão.
Ao final de um longo processo, a decadente estrutura do Antigo Regime foi destruída, e os privilégios da nobreza por nascimento, extintos. O lugar dos nobres passou a ser ocupado, então, pela burguesia, que adquiriu privilégios por meio do poder econômico.
Por sua repercussão no mundo ocidental, a Revolução Francesa costuma ser considerada por muitos historiadores o marco do fim da Idade Moderna e do início da Idade Contemporânea.

Por volta de 1789, a França era o país mais populoso da Europa Ocidental, com aproximadamente 25 milhões de habitantes. Como sociedade típica do Antigo Regime, sua população estava dividida em três estados: 1º o clero, 2º a nobreza e 3º o restante da população, incluindo a burguesia, que sofria com as grandes desigualdades sociais e com os privilégios do 1º e 2º estados.
Inconformados com a manutenção dos privilégios do clero e da nobreza no contexto de crise geral da sociedade francesa, os diversos setores do terceiro estado passaram a reivindicar a igualdade de todos perante a lei.

2 comentários :

  1. Muito interessante, gostei do blog Natália.

    ResponderExcluir
  2. Recebi sua mensagem no Dihhit para curtir sua página. Me adicione como amigo no face para conversarmos, eu curto sua págian e vc curte as minhas. Tambem estou com um novo agregador de links que vc pode utilizar para enviar suas postagens e divulgar seu site/blog. Seu site/blog se enquadra no perfil que estou recrutando. Aguardo retorno.

    Anderson - https://www.facebook.com/curiosobiblico.anderson

    www.curiosolinks.com.br



    Te enviei uma mensagem no Facebook, por favor me responda lá.

    Grato,

    Anderson - www.curiosolinks.com.br

    ResponderExcluir