Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

Resumo - Sociologia - Estratificação, classe social e mobilidade

Construção da identidade: São informações que nos tornam reconhecíveis, a identidade é tudo que se vivencia e nos leva a construir o nosso eu todos os dias.

Grupo Social: é a forma básica de associação do ser humano, uma reunião de pessoas interagindo entre si.
Grupos Sociais - grupo familiar, vicinal, educativo, religioso, grupos de lazer, grupo profissional etc.
Características - pluralidade de indivíduos , conjunto de indivíduos; interação social, comunicação entre si; organização, ordem interna de funcionamento; objetividade e exterioridade, a saída de um indivíduo não compromete a continuidade; objetivo comum, atingir os mesmos objetivos; consciência de continuidade, certa duração; consciência de pertencimento, mesmo agir, pensar e mesmas ideias.
Grupos primários - contatos mais pessoais e diretos, família, amigos, vizinhos, parentes.
Grupos secundários - realizam-se de forma pessoal e direta sem intimidade, ex: departamentos, órgãos públicos, clientela, freguesia.
Grupos intermediários - se alternam e se complementam, íntimos ou não, momentaneamente, ex: escola, igreja, academia.

Estratificação social: sistemas de diferenciação social baseados na distribuição desigual de recursos e posições sociais na sociedade, ex: castas indianas, classe social, linhagens africanas.

Pensamento de Karl Marx sobre classe social: a organização da sociedade se resume a dois grupos distintos, os burgueses, ou capitalistas que vivem para aumentar o seu capital a partir da exploração do trabalho assalariado e os proletários ou operários, são aqueles que a única riqueza em seu poder é a sua força de trabalho.
Luta de Classes - desigualdade nas condições entre os trabalhadores assalariados e os proprietários que lhes oferecem um emprego.

Mobilidade Social divide-se em:
Mobilidade intrageracional - acontece quando um indivíduo se movimenta para cima ou para baixo na escala social.
Mobilidade intergeracional - mudança de posição de um indivíduo quando comparado aos seu pais, ex: uma filha de empregada doméstica que se torna advogada.
Mobilidade estrutural - realizada quando são abertas novas oportunidades de emprego em razão de uma mudança estrutural da economia.
Mobilidade circular - troca de posições ocupacionais entre indivíduos que competem num mesmo mercado de trabalho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário