Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Resumo - Biologia - Biodiversidade, Reinos, Vírus

Biodiversidade - É  o conjunto das diferentes formas de vida no planeta.
Sistema binominal - sistema de classificação que dá a cada ser vivo um nome científico, formado por duas palavras de origem latina ou latinizadas.
Regras de nomenclatura - o nome deve ser em latim e destacado do texto, a primeira palavra designa o gênero e é escrita com inicial maiúscula, a segunda identifica a espécie e deve ser escrita em minúscula.
Taxionomia ou Sistemática - método de classificação dos seres vivos.
Categorias Taxionômicas - Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie <- ordem decrescente = REFICOFAGE -> RE-reino, FI-filo, C-classe, O-ordem, FA-família, G-gênero, E-espécie

DIVISÃO DOS REINOS <- divisão proposta por R.H. Whittaker
Reino Monera - seres unicelulares, autótrofos ou heterótrofos com célula procariótica, ex: bactérias.
Reino Protista - seres uni ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos, com célula eucariótica, ex: algas e protozoários.
Reino Fungi - seres uni ou pluricelulares, heterótrofos com célula eucariótica, ex: fungos.
Reino Plantae - seres pluricelulares, autótrofos com célula eucariótica, ex: plantas.
Reino Animalia - seres pluricelulares, heterótrofos com células eucarióticas, ex: animais e seres humanos.

VÍRUS
São agentes infecciosos acelulares, não podem ser considerados seres vivos, justamente por não terem células e porque fora de uma célula hospedeira permanecem inertes. Não possuem metabolismo próprio, porém, dentro de uma célula hospedeira seu ácido nucleico torna-se ativo, podendo reproduzir-se.

Estrutura dos vírus -  é composta por uma cápsula proteica, capsídeo, envolvendo o material genético, ácido nucleico (RNA ou DNA).

Ciclo lítico - ocorre quando a célula infectada se rompe liberando novos vírus.
Ciclo lisogênico - o DNA viral permanece ligado ao DNA bacteriano, e a bactéria ao se dividir, transmite a mensagem genética para a síntese de novos vírus.

Nenhum comentário :

Postar um comentário