Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

Tipos de tecido

Tecido epitelial - Revestimento da superfície externa do corpo, órgãos e as cavidades corporais internas, formado por células regulares e justapostas, não  estão mergulhadas em material intercelular. Desempenham várias funções no organismo, como a proteção do corpo, absorção de substâncias e percepções de sensações da pele. São de dois tipos: epitélios de revestimento e epitélios glandular.

Tecido conjuntivo - As células são relativamente poucas, muito separadas umas das outras, mergulhadas em uma substância intercelular produzidas por elas mesmas, a grande quantidade dessa substância é a principal característica do tecido conjuntivo. Desempenham funções de preenchimento de espaços entre órgãos, função de sustentação, função de defesa e função de nutrição, envolve e protege os órgãos, pode ser: tecido conjuntivo propriamente dito, tecido conjuntivo cartilaginoso, tecido conjuntivo ósseo, tecido cartilaginoso sanguíneo e tecido adiposo.

Tecido muscular - permite os movimentos do esqueleto e de órgãos internos, dessa forma sua função é formar o musculos. São de dois tipos: tecido muscular estriado e tecido muscular liso.

Tecido nervoso - recebe estímulos externos e internos do organismo e responde a eles, a célula básica do tecido nervoso é o neurônio. O neurônio tem a função de captar, conduzir e transportar estímulos nervosos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário