Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resumo - Filosofia

O que é filosofia?
Apesar de não existir um conceito único, devemos atentar para o seu fundamento primordial que é a procura constante de conhecimento e não a sua posse.

Origem do nome filosofia (etimologia)
A origem do nome filosofia é grega, sendo: (philos = amigo; sophia = sabedoria).

A diferença entre "filosofias" (senso comum) e filosofia (ciência)
"Filosofias" (senso comum) - Em sentido amplo as "filosofias" estão relacionadas a uma ligação de saber que se percebe como sendo mais relevante, relativo as coisas mais fundamentais, embora menos diretamente úteis, um simples saber empírico (experimental), ou um saber ligado a produções de coisas indispensáveis para a sobrevivência. Exemplo: "filosofia" de trabalho, "filosofia" de vida, "filosofia" do futebol, "filosofia" hindu ou chinesa, "filosofia" religiosa etc.
Filosofia (ciência) - Em sentido estrito, filosofia relaciona-se com: um saber de "todas as coisas", um saber universal; num certo sentido, nada está fora do campo da Filosofia; é um saber pelo saber; um saber livre, e não um saber que se constitui para resolver uma dificuldade de ordem prática; é um saber pelas causas, e um saber pelas causas envolve o exercício da razão, e esta envolve a crítica: o saber filosófico é, pois, um saber crítico.

Tipos de pensamento
Pensamento comum - não exige reflexão ou questionamento;
Pensamento crítico - baseia-se na comprovação científica e exige o questionamento constante.

Reflexão Filosófica
A palavra reflexão vem do verbo latino reflectere que significa voltar atrás. Filosofar, portanto, significa: estar atento, analisar com cuidado, examinar, revisar, reconsiderar os dados disponíveis, retomar etc.
Observação: a reflexão só é considerada filosófica se atender a um determinado quantitativo de exigências. Porém, podemos resumir esse quantitativo em três exigências fundamentais, que são: exigência radical, exigência religiosa e exigência de conjunto.

Algumas definições importantes
Mito - É uma história inventada de alguma(s) pessoa(s) ou coisa(s) que existe(m);
Lenda - É uma história inventada de alguma(s) pessoa(s) ou coisa(s) que não existe(m)
Fábula - História(s) sobre animal(is) ou coisa(s) com atribuição(ões) humana(s) para trazer(em) mensagem(ns) às pessoas;
Invencionice - Algo que inventamos sobre nós, quando criamos histórias para obtenção de fama;
Teoria - Algo ou projeto concebido em nossa mente;
Comprovação - É o resultado da teoria, o teste que a teoria faz.




3 comentários :

  1. Passei por aqui e quero parabenizá-la pelo excelente trabalho. Que Deus abençoe rica e abundantemente sua vida. Que Ele te leve a lugares altos e a use para marcar positivamente sua geração.

    Abraços,

    Pr. Waldyr

    ResponderExcluir
  2. Seguindoo :* parabens pelo blog, bem interessante (:
    http://esmalte-ria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Waldyr e Kananda, muuito obrigada! *-*

    ResponderExcluir