Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Outros processos de formação de palavras

Hibridismo
É a formação de novas palavras a partir da união de radicais de idiomas diferentes. Por exemplo: automóvel, sociologia, sambódromo, burocracia.

Onomatopéia
Consiste em criar palavras, tentando imitar sons da natureza. Por exemplo: Zum zum, cri cri, tique-taque, pingue-pongue.

Abreviação Vocabular
Consiste na eliminação de um segmento da palavra, a fim de se obter uma forma mais curta. Por exemplo: de extraordinário, forma-se extra; de telefone, fone; de fotografia, foto; de cinematografia, cinema ou cine.

Siglas
As siglas são formadas pela combinação das letras iniciais de uma sequência de palavras que constitui um nome. Por exemplo: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano).

Neologismo Semântico
Forma-se uma palavra por neologismo semântico, quando se dá um novo significado, somando ao que já existe. Por exemplo: a palavra legal significa dentro da lei; a esse significado somamos outro: pessoa boa, pessoa legal.

Empréstimo linguístico
É o aportuguesamento de palavras estrangeiras. Por exemplo: estresse, estande, futebol, bife, show, xampu, shopping center.

Neologismo
São palavras criadas recentemente ou usadas com u novo significado, para atender às necessidades de expressão dos usuários da língua. Por exemplo: internauta, deletar...

Nenhum comentário :

Postar um comentário